O papel plantável ou papel semente é um papel biodegradável e ecológico, feito a partir de resíduo de papel branco por meio de um processo artesanal, sem adição de químicos. Seu grande diferencial é que há sementes em sua composição! Assim, quando plantados em solo fértil, o papel vai se biodegradar e as sementes germinarão. Esse lindo processo dá vida a flores, hortaliças e temperos. Sem geração de resíduos e com o nascimento de muitas plantas!

 

Apesar de simples, é um processo novo e muito diferente, por isso, muitos se perguntam (e nos perguntam também): mas será que funciona mesmo? E a nossa resposta é: SIM! O papel plantável funciona muito bem. Antes de colocarmos no mercado papéis com novas sementes, fazemos todos os testes necessários para garantir o sucesso. E testes de germinação são refeitos regularmente por nossa equipe.

 

Porém, aqui vão algumas dicas para te ajudar a plantar da forma correta e garantir que tenha sucesso no plantio:

  1. Antes de plantar, armazene o material livre de umidade e calor, e ao abrigo e sol direto.
  2. Ao plantar, cubra com uma fina camada de solo, para que o brotinho consiga vencer o papel e a camada de terra pra chegar à superfície com sucesso!
  3. Ao cuidar, como qualquer outra semente que for plantar, com ou sem papel, é importante regar regularmente conforme recomendações para cada tipo (maiores detalhes abaixo nesta página;
  4. Não se esqueça de fornecer a elas a quantidade recomendada de sol também! Nem mais, nem menos (informações também encontradas abaixo nesta página).

 

COMO PLANTAR

 

Passo a passo com descrição mais detalhadas embaixo e ícones

Prepare o solo como preferir, com terra vegetal e adubos orgânicos. Recomendamos adicionar uma camada filtrante (argila expandida, feltro ou areia e brita) ao fundo para garantir a melhor drenagem de água e evitar que apodreçam as raízes. A escolha do tamanho do vaso vai depender da planta e do quanto você quer que ela cresça, afinal quanto mais espaço, mais ela se desenvolverá! (mais informações sobre isso de acordo com o tipo de semente, ao final desta página).

 

Pique o papel em pedacinhos para espalhá-lo melhor no vaso, com as mãos ou com auxílio de uma tesoura (cuidado para não danificar as sementes, ein). Você pode molhar o papel agora ou depois de cobrir com terra (lembre-se: apenas uma fina camada!).

 

Agora lembre-se de manter a terra úmida, nunca seca nem enxarcada. A água é muito importante nesse processo! Cada semente tem seu tempo de germinação, então não desista nos primeiros dias, ok? Agora é hora de acreditar, continue sempre cuidando com carinho!

 

Quando aparecerem os brotinhos, continue cuidando tomando os cuidados necessários de rega e luminosidade. Se atende às dicas de cuidado para cada tipo de planta e, se necessário, troque de vaso para dar mais espaço para ela se desenvolver! Agora é hora de aproveitar, deu tudo certo!

 

 

 

TIPOS DE SEMENTE E SEUS CUIDADOS

 

 

ÉPOCA DE PLANTIO